Logotipo Telex Soluções Auditivas
icone lupa

Dúvidas e dicas

Você não está sozinho! Hoje são mais de 500.000 usuários de aparelhos auditivos. Dar o primeiro passo para cuidar de você e da sua audição é o mais importante. Escolher o seu aparelho auditivo requer paciência e cuidado afinal é um produto para sua saúde e precisa de toda a atenção necessária para melhor escolha. Vamos juntos redescobrir os sons.

Na primeira consulta o cliente deve levar suas avaliações audiológicas atuais e, se possíveis as antigas para análise do consultor em audiologia, que é a pessoa quem fará todo o seu atendimento. Nesse momento será verificado a sua condição auditiva e será indicado o melhor modelo de aparelho auditivo adequado a sua perda. Além disso serão passadas orientações sobre o uso, manuseio e limpeza. Você pode levar alguém da família para te apoiar e auxiliar nesse momento.

Trocas na fala (em crianças)
Dificuldade em acompanhar conversas
Dificuldade para ouvir à distância
Aumento do volume da TV e do rádio
Dificuldade na localização da fonte sonora
Presença constante de zumbido
Depressão e/ou isolamento social

Os cuidados diários com seus aparelhos devem incluir a limpeza do molde ou adaptador com flanela seca, uso do desumidificador ou Perfect Dry para remoção de umidade e desinfecção, e retirá-lo para o banho e para dormir.

Os aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são comumente denominados: aparelho auditivo, prótese auditiva ou por somente “aparelho” por muitos usuários.
Um aparelho auditivo é um dispositivo de amplificação sonora de apoio à comunicação. Os aparelhos são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia (pilha ou bateria).
Microfone: é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.
Amplificador: após a captação e a transformação da onda sonora em sinal elétrico ou digital, esse estímulo deve ser aumentado. Esta é função do amplificador.
Receptor: realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.
Pilha: para que o aparelho entre em funcionamento, é necessário o uso de pilhas. Atualmente são utilizadas as que são fabricadas com zinco-ar pois tem duração mais longa.

Para comprar o seu aparelho auditivo um fonoaudiólogo precisa avaliar o seu tipo de perda. Esta avaliação só pode ser feita de modo presencial. Cadastre-se e entramos em contato para o agendamento.

Para conseguirmos informar os valores primeiro precisamos saber qual o aparelho auditivo atende a sua perda.
Para chegar a este produto o Fonoaudiólogo analisa principalmente dois fatores: audiograma com tipo e grau da perda auditiva ( avaliação realizada na Telex ou exames feitos pelo seu Fonoaudiólogo) e as preferências sonoras individuais de cada um.
Apenas após esta consulta inicial feita na Telex o fonoaudiólogo será capaz de informar qual o modelo de aparelho auditivo mais adequado e, qual o valor do investimento.

Você não está sozinho! Hoje são mais de 0000 usuários de aparelhos auditivos. Dar o primeiro passo para cuidar de você e da sua audição é o mais importante. Escolher o seu aparelho auditivo requer paciência e cuidado, afinal é um produto para sua saúde e precisa de toda a atenção necessária para a melhor escolha. Vamos juntos redescobrir os sons.

O uso do aparelho auditivo é indicado para quem tem algum grau de perda auditiva, já diagnosticada e, esse dispositivo pode ser usado desde bebês até idosos. Não existe contraindicação de uso pelo fator idade avançada.
Algumas pessoas com perda auditiva precisam usar outras ferramentas para tratar da perda auditiva: sejam elas prótese ancorada no osso ou implante coclear. O tratamento de escolha vai depender do mais recomendado pelo seu médico e/ou fonoaudiólogo.

O processo auditivo começa quando suas orelhas captam os sons. Mas a dificuldade de entender os sons acontece no cérebro. Quando seu cérebro recebe a informação sonora das orelhas, ele desempenha quatro funções cognitivas para dar significado a esses sons: orientar, separar, focar e reconhecer. Esse trabalho acontece muito rápido, de forma constante e simultânea. Brainhearing™ é o conceito audiólogico que dá suporte a como o cérebro dá sentido aos sons que recebe. Esse recurso engloba os algoritmos presentes nos aparelhos auditivos da Telex e como eles potencializam a audição do usuário. Os algoritmos são: Som Espacial, Speech Guard, Free Focus e YouMatic e todos funcionam em conjunto para proporcionar os sons que o usuário deseja ouvir.

É fundamental usar os aparelhos todos os dias, retirando somente para dormir e banho. Quando mais você usa, mais fácil aprende a lidar com ele. Persista no uso do seu aparelho. Nos primeiros dias pode ser incomodo, mas ao longo do tempo seu cérebro já estará apto a reconhecer novamente os sons dando sentido a eles. Em caso de qualquer dúvida ou dificuldade entre em contato com o profissional que está te acompanhando.

Para escolher o seu aparelho auditivo você precisará consultar o fonoaudiólogo porque não é apenas o tamanho e as cores do aparelho que são decisivos na hora da compra. O fonoaudiólogo vai auxiliar na sua escolha por um aparelho que tenha as ferramentas necessárias para a sua perda auditiva, além de configurar da forma mais confortável para sua audição. Por estes motivos o aparelho auditivo não pode ser comprado pela internet, por exemplo.

O aparelho auditivo deve ser trocado se durante as sessões de acompanhamento o seu consultor detectar que houve uma mudança na sua condição auditiva.

Conlulte seu médico
Sempre consulte seu médico otorrinolaringologista

© 2000-2016 Centro Auditivo Telex LTDA

F T