Logotipo Telex Soluções Auditivas
icone lupa

Aparelho Auditivo

O que é um aparelho auditivo?

Os aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são comumente denominados: aparelho auditivo, prótese auditiva ou por somente “aparelho” por muitos usuários.

Um aparelho auditivo é um dispositivo de amplificação sonora de apoio à comunicação. Os aparelhos são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia (pilha ou bateria).

Microfone: é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.

Amplificador: após a captação e a transformação da onda sonora em sinal elétrico ou digital, esse estímulo deve ser aumentado. Esta é função do amplificador.

Receptor: realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.

Pilha: para que o aparelho entre em funcionamento, é necessário o uso de pilhas. Atualmente são utilizadas as que são fabricadas com zinco-ar pois tem duração mais longa.

Como funciona um aparelho auditivo?

Os microfones captam os sons;

  • Esses sons são analisados pelo chip do processador;
  • São processados e enviados para o amplificador;
  • Em seguida esses sons são enviados para o receptor;
  • São transmitidos através do receptor para a orelha interna onde são transformados em impulsos elétricos
  • Os impulsos são captados pelo cérebro onde são processados
  • Existem os seguintes tipos de processamento de som:

    Analógico:

    Nos aparelhos analógicos, o som é processado como um sinal elétrico por um microfone. Seria como fazer uma fotocópia: o som é registrado e você terá uma visão global. Mas o processo real é como recopiar uma fotocópia - que só pode ser feito até certo ponto, porque ela provoca uma deterioração da impressão original.

    Tecnologia Híbrida ou Digitalmente Programável:

    Os aparelhos auditivos com esta tecnologia utilizam amplificação analógica e programação digital. Isso significa que o som é processado da mesma forma que o sinal entra no aparelho (função analógica), mas as características serão ajustadas e programadas via software no computador (função digital).

    Essa programação fica armazenada numa memória digital contida no aparelho, e poderá ser reprogramada sempre que necessário. Essa possibilidade de programação resulta em maior precisão dos ajustes, quando comparada à tecnologia analógica, oferecendo aos usuários um melhor desempenho.

    Digital:

    Em um aparelho auditivo digital o sinal acústico é transformado em dígitos (0, 1), processado, e depois reconvertido em um sinal analógico sonoro para o usuário. Um sinal digital pode ser repetido indefinidamente, sem afetar a qualidade geral. É como fazer cópias de uma imagem digitalizada: cada exemplar é uma duplicação perfeita do original.

    Estilo para todos os gostos

    A era dos aparelhos auditivos grandes e indiscretos acabou! Hoje design e discrição são fundamentais: os aparelhos são pequenos, discretos, elegantes e dotados de mais alta tecnologia. Eles acompanham opções de cores que podem combinar com sua personalidade, estilo de vida, cabelo e tom de pele.

    Os avanços tecnológicos permitiram colocar um chip de processamento ultra rápido nas próteses auditivas. Consequentemente, isso tornou possível que seus componentes fossem miniaturizados tornando os modelos mais discretos, menores e muito atrativos.

    Conheça todas as nossas linhas de aparelhos auditivos.

    Conlulte seu médico
    Sempre consulte seu médico otorrinolaringologista

    © 2000-2016 Centro Auditivo Telex LTDA

    F T